FEIRA WEB TV

domingo, 22 de março de 2015

Caos na saúde de Santo Amaro


Um caos foi instalado na saúde do município de Santo Amaro da Purificação, situado no recôncavo baiano, há 70 km da capital baiana, Salvador. Desde o início dos trabalhos da APMI (empresa que administra os Hospitais Octávio Pedreira e Santa Casa de Misericórdia, em Santo Amaro, a saúde do município vai de mal a pior. 
Um desacerto na administração desses dois hospitais vai levando os mesmos para a falência. No início do ano (2015), os funcionários do Hospital Santa Casa de Misericórdia e Octávio Pedreira fizeram uma greve que durou mais de quinze dias, os grevistas reivindicavam salários atrasados, medicamentos vencidos,hospitais sucateados, entre outros.
Na época o secretário de saúde do município, Marcelo Barreto, informou a nossa equipe que, medidas administrativas estariam sendo tomadas, além disso a APMI seria notificada através de ofício para que em um prazo de 72 horas a empresa resolvesse a situação dos funcionários. Tudo caminhou bem, a empresa dias após a notificação do secretário realizou o pagamento dos funcionários. 
Mas, agora tudo está como antes e até pior, salários atrasados novamente, Hospital Octávio Pedreira fechado desde o dia 13/03, tendo seus pacientes transferidos para a Santa Casa de Misericórdia e o risco de fechamento da Santa Casa aumenta a cada dia. Em caso de fechamento, para onde serão transferidos os pacientes? Nossa equipe fez esta pergunta a Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) e a mesma informou que não tem essas informações, visto que, são unidades de administração municipal.
Voltando para a greve do início do ano (2015), na ocasião, o secretário, Marcelo Barreto, informou também que a secretária municipal de Saúde, assim como a prefeitura de Santo Amaro, não tem poder sobre os hospitais em questão, visto que, eles são geridos por empresa particular. A secretária de Saúde apenas administra os PSFs (Posto de Saúde da Família), a POLICLÍNICA, o Hospital Edival Carlos Barreto (em Acupe), SAMU, entre outros.
Na última quinta-feira (19), a polícia civil após uma longa investigação prendeu em flagrante um falso médico que atuava no município há pelo menos oito meses. Conhecido por “Dr. César”, César Antônio Moraes, de 44 anos é natural de Mauá, SP.  Ele era investigado após denúncias terem sido feitas na delegacia. A investigação aponta que ainda possuía uma clínica ao lado do hospital. No dia da prisão do falso médico, moradores que presenciaram a ação da polícia acharam que o hospital seria fechado, visto que, uma grande parte dos funcionários foram até a delegacia prestar depoimento.
Ele utilizava a CRM de outro médico. Disse, em depoimento, que pesquisou na internet e mandou fazer o carimbo. Ele disse também que é formado na Bolívia, mas está em processo de regulamentação do diploma e, enquanto isso, quis fazer atendimentos. Ele atendia na emergência, já fez suturas e prescrevia receitas”, explica a delegada Márcia Gonçalves Conceição.
Agora, moradores questionam a administração da APMI em Santo Amaro, pois a atual administração contratou “médicos” sem antes saber se os registros eram deles. “Isso é um absurdo, como é que pode uma empresa ‘brincar’ com a vida de mais de 60 mil pessoas? Essa empresa precisa sair da cidade! Então eu também posso ser médica, é só fazer um carimbo com o CRM de outra médica e a administração do hospital irá me contratar sem ao menos verificar a minha procedência, tenho amigos que foram atendidos por esse falso médico e receitou medicamentos para os mesmos.” disse Ana Julia, de 26 anos.
Em resposta a nossa equipe, a Secretaria de Saúde de Santo Amaro e a Prefeitura Municipal, disseram hoje (21), que, foi disponibilizado uma ambulância do SAMU e outra comum no dia em que o falso médico foi preso e que o Doutor Bahia foi para o Hospital Santa Casa ajudar no atendimento aos pacientes que estavam no local.
“Temos mais de 15 postos de saúde da família na sede e distritos, além do hospital de Acupe e a Policlínica Régis Pacheco que prestam atendimento de qualidade. Infelizmente o município não administra estes hospitais. Portanto, o que cabe e compete ao município está sendo cumprido e realizado com excelência.” informou a assessoria de imprensa do município.
O contrato da APMI para gerenciar os dois hospitais finalizará na próxima segunda-feira (23) e os funcionários desses hospitais temem receber um calote, os mesmos já encontram-se em aviso prévio.
Na última semana um morador de Santo Amaro, fez um vídeo relatando de forma engraçada a situação que se encontra a cidade. Confira o vídeo:

Informações MaroMaro Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário